(...), um restinho de Chanel sob o cheiro de suor e fumaça.
Lydia Davis
In Prefácio O que importa é a história de Noite no Paraíso de Lucia Berlin
o tempo para hoje: pelo fim da noite e pela manhã nuvens baixas com probabilidade de nevoeiro. possíveis aguaceiros pela tarde, com nebulosidade densa, mas variável. vento forte, muito forte. possibilidade de um beijo sobre os lábios até que o prato na varanda transborde de chuva. estou sentada no meu atelier de costas voltadas para a janela. sei que não é tão cedo que te vou encontrar. às vezes imagino cenários. que chego a casa, estás à minha espera. não interessa como entraste. já lá estás e é só. começo. sento-me ao teu lado, ninguém fala. ficamos assim muito tempo, depois escurece, pegas no casaco e sais. eu fico prostrada. o tempo para amanhã:
“A sorte é isto, merecer e ter”, “o que o tempo leva” e a “cinza das horas” e mais algumas coisas que não são para aqui chamadas.
ana vidigal
(texto escrito entre 2008 e 2023)
A artista dedica esta exposição a Pepe Martinéz Calvo
Nasceu em Lisboa em 1960. Concluiu o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1984. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (1985/1987). Estágio de Gravura em Metal com Bartolomeu Cid, Casa das Artes de Tavira (1989). Pintora residente do Museu de Arte Contemporânea – Fortaleza de São Tiago, Funchal (1998/1999). Em 1995 e em 2002 foi convidada pelo Metropolitano de Lisboa para a execução de painéis de azulejos para as estações de Alvalade e de Alfornelos (construída), respectivamente. Em 1997 executou, a convite do Instituto Português do Património Arquitectónico, uma chávena em porcelana integrada no projecto “Um Artista, um Monumento”. Ilustra o livro de poemas infantis “Como quem diz” de António Torrado/ Assírio e Alvim, 2005. Residência Ifitry, Marrocos 2013