A exposição ‘Eu planto a palavra’ de Evgenia Emets na Galeria Diferença, apresenta obras do projeto Eternal Forest que a artista tem desenvolvido desde 2018 até hoje. A exibição inclui obras dos ciclos diferentes de Eternal Forest, e o livro publicado em 2022 (após a exposição no Museu Nacional da História Natural e da Ciência). Os seus instrumentos primários - poesia e caligrafia - combinam- se em obras visuais que transmitem as vozes dos seres da natureza e as questões que enfrentamos como humanidade.
Evgenia é uma artista que trabalha para conciliar, curar e aprofundar a relação humana com a natureza através de passeios artísticos na natureza, obras visuais, e intervenções ecológicas. Ela tem vindo a trabalhar no projecto ‘EternalForest’ desde que se mudou para Portugal em 2017.
Depois de testemunhar as consequências dos incêndios, decidiu começar a trabalhar com florestas e comunidades para entender as raízes da questão da desflorestação em Portugal e, mais tarde, no mundo, e encontrar formas de contribuir para a regeneração através da arte e da cultura.
Desde então, através de poesia, histórias, trabalhos visuais e filmes, Evgenia tem vindo a trabalhar na consciencialização sobre os valores tangíveis e intangíveis das florestas naturais biodiversas. Deste trabalho surgiu uma visão para a criação de 1000 santuários de ‘Eternal Forest’ em todo o mundo que, através da arte, apoiam e protegem a biodiversidade e conectam a floresta às comunidades locais.