De 02 Abril até 07 Maio 2022

Isabel Garcia

Greenhouse / Semear

Exposições

Espaço Quadrado

SEMEAR os quatro cantos do mundo numa Greenhouse, é a metáfora da recriação do planeta que habitamos. Dentro da sala quadrada da Galeria, cujas proporções se aproximam do cubo, podemos imaginar os pontos cardeais Norte, Sul, Este, Oeste, em cima Zénite e em baixo Nadir. Orientações primordiais que permitiram que as sociedades primitivas se organizassem em territórios que lhes pareceram propícios. O acto de espetar uma estaca no solo, ou amontoar uma quantidade de pedras, era o sinal da fundação.

Tomando a sala quadrada como o lugar escolhido para a fundação, Isabel Garcia demarca o território onde encena a criação de um mundo glacial, asséptico, intocado, disponível para todas as possibilidades.
Nas quatro direcções desse mundo, são semeadas matrizes que contêm a génese de tudo o que é material e visível: animais, vegetais, minerais, terrestres, aquáticos e aéreos. Semear de novo o mundo dentro de uma Greenhouse cúbica, pode parecer uma brincadeira de criança que povoa uma casa de cartão. Encenar e teatralizar, faz parte da aprendizagem e é um acto de entendimento e interpretação da vida e do mundo.

Isabel Garcia nasceu na Figueira da Foz, licenciou-se em Pintura na ESBAL, vive e trabalha em Lisboa e Alcobaça.

Em 1985 foi subsidiada pela F. C. Gulbenkian para investigar a interligação de diversos materiais como o ferro, vidro e aço polido.

Começou por abordar os fenómenos atmosféricos e telúricos de um ponto de vista mágico-mitológico, a partir dos seus aspectos poéticos, recorrendo a duas linguagens de expressão.
Membro da (AIAP.UNESCO) Associação Internacional das Artes Plásticas
Sócia da SNBA desde os anos 80.
A instalação e o vídeo, têm feito parte das suas intervenções em espaços institucionais, como “Mesas Postas” na cozinha do Mosteiro de Alcobaça, “Rosa Rosae” no Claustro do Museu Alberto Sampaio em Guimarães, “Love Affair” no Convento dos Capuchos, promovida pela Casa da Cerca de Almada e “Tormenta” na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça.

Tem integrado nas suas exposições, vídeos da autoria de Nuno Ruano (Love Affair) e Nuno Godinho (Matriz e Seedland).