Num grande supermercado em Lisboa, descobrimos uma lata de bacalhau cujo motivo chamou a nossa atenção. Uma dona-de-casa com um avental de cozinha segurando o peixe seco nas mãos. Não és um peixe, és um OVNI, uma guitarra de rock, és Cristo na cruz nas mãos de Maria, és uma vagina supostamente fedorenta, és o emblema do mar sangrento, és tradição em Portugal, na Grécia, na Noruega, na Alemanha, és uma arma e agora estamos a usar esta arma. Contra o patriarcado. Não precisamos de avental para isso, mas obrigada de qualquer forma pelo presente do Dia da Mãe. BACALHAU BACURAU É transportado nas mãos da mulher radiante feliz. No entanto, sabemos o peso que esta coisa seca pesa nos braços. E como cheira mal. Não faz mal. Tudo importa. FAZ MAL! Fass mal nicht an. Não mexe. Vamos fazer o que homem nos diz para NÃO fazermos. Nada de mal, apenas não é nada. Esta é uma viagem anti-cruzeiro. Não andamos em círculos, damos meia-volta. Estamos a dar a volta a nós próprios. Ficamos em terra, porque não queremos descobrir. Descobrimo-nos a nós próprios.
To the journeywoman pieces of myself. (Audre Lorde)
Nadja Abt (nascida Vladimirovich) é uma artista e escritora que vive entre Berlim e Lisboa. Abt estudou Literatura e História da Arte na Freie Universität Berlin, bem como Belas Artes na Universität der Künste Berlin e na Universidad Torcuato di Tella, em Buenos Aires. De 2015 a 2018, ela viveu em São Paulo, Brasil, e de 2018 a 2020 trabalhou como editora para a revista Texte zur Kunst em Berlim. Em suas performances, vídeos e pinturas, ela constrói narrativas feministas que fazem referência ao mundo da literatura e do cinema. Ela faz parte do coletivo de artistas Michelle Volta. Seus textos foram publicados em revistas como frieze, Texte zur Kunst, PROVENCE, Starship Magazine, entre outras. Exposições e performances recentes incluem Freeport, Porto (Exposição Individual, 2021); Galeria Diferença, Lisboa (Exposição Individual, 2021); Galerie Kirchgasse, Steckborn (2021); HUA International, Pequim (2021); Bärenzwinger, Berlim (2021); KW-Institute for Contemporary Art, Berlim (Podcast, 2021); Haus der Kulturen der Welt, Berlim (2019); Casa Triângulo, São Paulo (2018) e Pivô, São Paulo (2017).