De 14 Outubro até 19 Novembro 2022
Isabel Pyrrait
A Ponto de Luz Bordado
Exposições
Espaço Quadrado
O meu gosto em pesquisar diversas técnicas e fazer novas experiências, levaram-me a desenvolver uma que tinha praticado nas aulas de Trabalhos Manuais na Escola Primária, a técnica do “Picotado” sobre papel.
Agrada-me o relevo e também o efeito da luz quando incide através do papel. Fiz então, em 2018 uma pequena série ainda à volta do tema “A Casa”.
Há cerca de um ano surgiu a oportunidade de expor na Galeria Diferença, Espaço Quadrado, e resolvi desenvolver essa técnica.
Exponho agora o fruto do trabalho deste último ano, pensado para este espaço. Acrescento algumas obras executadas com a técnica de “Perfuração”, inicialmente pensada para a criação de matrizes de Gravura, que acabaram em “Mapas Celestes”. Como tinha exposto, em 2014 o tema “CASA”, mostro também a pequena série “De Volta a Casa”.
Nasceu em 1948, em Lisboa. Realizou o curso de Formação Artística na Sociedade Nacional de Belas Artes com os professores Sá Nogueira, Fernando Conduto, Sena da Silva, Daciano Costa, Manuel Tainha, José Augusto França, Rui Mário Gonçalves e Ernesto de Sousa. Entre 1969/1970 trabalhou no Estúdio do Fotógrafo Sérgio Guimarães e entre 1970/1973, no Estúdio Moura George Designers, um ano dos quais a estagiar na sede em Londres com o professor Keneth Briggs. Em 1974 fundou, com mais três sócios, a agência de publicidade “Lápis Designers”, onde exerceu o cargo de Directora Criativa. Foi sócia fundadora da Associação Portuguesa de Designers e membro da Direcção. De 1987 a 1993 trabalhou como consultora criativa da firma “Fonte, Comunicação e Imagem”. Foi também professora de Design Gráfico no Ar.Co, de 1993 a 1996 trabalhou em Macau, principalmente na área da Concepção e Montagem de Exposições e Stands de vários tipos. Aí frequentou o Curso de Gravura da Escola de Artes Visuais de Macau. Em 1997 regressou a Lisboa, dedicando-se principalmente à concepção e montagem de exposições. Das mais recentes exposições que realizou, destacam-se: em 2006, “50 anos de Gravura Portuguesa uma plataforma para o futuro”, no Edifício Chiado e Galeria Almedina, Lisboa e a Estampa 06, em Madrid.